Trump está seguro após disparos em aparente ‘tentativa de assassinato’ na Flórida

Donald Trump tentativa de assasinato
 Donald Trump bem após tiros serem dados nesse domingo a tarde na Florida. (AP: Alex Brandon)

O ex-presidente Donald Trump está em segurança após disparos ocorrerem em seu campo de golfe em West Palm Beach, Flórida, enquanto ele jogava golfe na tarde de domingo.

Autoridades locais informaram que um suspeito foi preso, mas não forneceram mais detalhes. O FBI está investigando o incidente como uma tentativa de assassinato — a segunda vez em dois meses que Trump foi alvo de um atirador.

Em julho, o candidato republicano à presidência foi ferido por um disparo durante um comício em Butler, Pensilvânia.

Durante uma coletiva de imprensa no domingo, o xerife do condado de Palm Beach, Ric Bradshaw, disse que o Serviço Secreto alertou as autoridades locais sobre diversos disparos no campo por volta das 13h30 (horário local).

Segundo Bradshaw, um agente do Serviço Secreto, posicionado um buraco à frente de Trump, avistou um rifle estilo AK saindo de uma cerca no campo de golfe. O agente “imediatamente reagiu” ao ver a pessoa segurando a arma, momento em que o atirador fugiu em um Nissan preto. Um porta-voz do Serviço Secreto afirmou que os agentes atiraram no indivíduo.

Bradshaw explicou que o suspeito estava a cerca de 300 a 500 metros de distância de Trump. “Com um rifle e uma mira como aquela, não é uma grande distância”, disse ele, acrescentando que o suspeito deixou para trás duas mochilas e uma câmera GoPro.

Uma testemunha conseguiu fornecer às autoridades o modelo do carro do suspeito e a placa, segundo Bradshaw. Os oficiais identificaram o atirador na rodovia I-95, em direção ao norte, no condado de Martin. O suspeito está atualmente sob custódia.

Trump ‘seguro e bem’

Em um e-mail enviado por sua campanha, Trump escreveu: “Houve disparos nas minhas proximidades, mas antes que os rumores comecem a se espalhar, quero que vocês saibam primeiro: ESTOU SEGURO E BEM!”

Veiculos da Policia do Condado de Palm Beach perto do Clube de Golf Trump International nesse Domingo (AP: Stephanie Matat)

O senador Lindsey Graham, da Carolina do Sul (Partido Republicano), disse na plataforma X que conversou com Trump logo após o incidente e que o ex-presidente estava “de bom humor”.

Autoridades locais informaram que o campo de golfe teria sido totalmente cercado se Trump ainda estivesse na presidência. Porém, como ele é apenas um candidato, havia apenas alguns agentes do Serviço Secreto com ele, e a vegetação ao redor do campo dificultou a detecção do atirador.

“O nível de ameaça é alto”, afirmou Rafael Barros, agente especial responsável pelo escritório de campo de Miami, acrescentando que “aumentamos o número de recursos disponíveis”. Ele também destacou: “Vivemos em tempos perigosos.”

A Casa Branca informou que o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris também foram informados sobre o incidente de segurança no campo de golfe Trump International.

“Eles estão aliviados por saber que ele está seguro. Serão mantidos atualizados pela equipe de segurança”, dizia o comunicado. O procurador-geral Merrick Garland também foi informado e está monitorando a situação, segundo seu gabinete.

Leia Também:

Ministro Silvio Almeida é acusado de assédio sexual por 14 mulheres, incluindo Anielle Franco

Recommended For You

About the Author: Julia Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *