
O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (28/2) um novo boletim sobre o estado de saúde do papa Francisco. Segundo o comunicado, o pontífice “transcorreu uma noite tranquila e mantém seu repouso”.
Francisco está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro. Na noite de quinta-feira (27/2), o boletim indicou que ele segue recebendo oxigênio. Apesar de uma leve melhora, os médicos avaliam que ainda são necessários mais dias de estabilidade clínica para um prognóstico mais preciso.
Leve melhora no quadro clínico

De acordo com o boletim de quinta-feira (27/2), o estado de saúde do papa apresenta sinais de melhora. Ele segue alternando entre oxigenoterapia de alto fluxo e o uso de máscara respiratória.
Na parte da manhã, Francisco passou por sessões de fisioterapia respiratória e permaneceu em repouso. Durante a tarde, rezou na capela de seu apartamento privado e depois se dedicou a algumas atividades de trabalho.
Apesar da evolução no quadro clínico, o Vaticano mantém o prognóstico reservado. A audiência do Jubileu, que estava marcada para este sábado (1º/3), foi cancelada.
Apoio dos fiéis e estado emocional do papa

Durante a internação, o papa Francisco chegou a ter crises respiratórias e precisou receber oxigênio extra. Diante da situação, diversos fiéis, especialmente mexicanos, se reuniram em frente ao Policlínico Gemelli para demonstrar apoio e orações pela recuperação do pontífice.
O Vaticano informou que Francisco tem acompanhado as manifestações de fé e solidariedade. “Ele está na poltrona e é informado sobre as muitas iniciativas de oração que estão sendo organizadas pela sua recuperação. Seu humor é bom”, diz o comunicado oficial.
O líder religioso segue em repouso, mas se mantém informado sobre os acontecimentos do Vaticano enquanto se recupera.